Ônibus-Biblioteca

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Notícia Publicada do Diário Oficial do Município
São Paulo, terça-feira, 29 de março de 2011 Número 57

Ônibus-biblioteca estimula o hábito da leitura em regiões periféricas da Cidade

Texto: Rosana Falavigna

Na manhã de sábado (26), o prefeito de São Paulo, acompanhado do secretário municipal de Cultura e do subprefeito de Aricanduva, visitou os ônibusbiblioteca expostos no Parque Esportivo do Trabalhador, localizado na Zona Leste da Capital.

O intuito do projeto é difundir e estimular o hábito da leitura nas regiões periféricas da Cidade, carentes de equipamentos culturais. Além de livros de literatura infanto-juvenil e adulta, o acervo da biblioteca itinerante torna disponível à população livros de informação, jornais, gibis e revistas, atendendo todas as faixas etárias, com predominância de crianças e adolescentes.

“A importância deste projeto é a rapidez com que os livros podem chegar às regiões mais carentes de equipamentos culturais. A nossa meta é termos 12 desses equipamentos circulando pela Cidade. Portanto, quero aqui registrar minha alegria de podermos oferecer este instrumento de cultura para a Cidade, em especial às crianças”, afirmou o prefeito.



O ônibus-biblioteca foi inspirado no projeto de Biblioteca Circulante, criado em 1936 por Mário de Andrade, primeiro secretário de Cultura de São Paulo. O projeto foi retomado pela Secretaria Municipal de Cultura em 2007 e os procedimentos para empréstimo de publicações são os mesmos adotados nas bibliotecas municipais. O serviço conta com um acervo que é sempre renovado, de cerca de 3 mil livros por ônibus.

No momento, estão em funcionamento quatro ônibus, que percorrem seis roteiros cada um, estabelecidos de acordo com o número de bibliotecas públicas na região e com o índice de desenvolvimento humano. Em 2010, o projeto atendeu 112 mil usuários, que tomaram emprestados 149 mil livros. Os números representam uma média mensal de aproximadamente 28 mil usuários e 37 mil empréstimos em cada ônibus.

PROJETO BEM-SUCEDIDO

Esse projeto foi tão bem-sucedido que hoje o ônibus-biblioteca possui uma média de empréstimo mensal superior à das bibliotecas da Cidade. Para ter uma idéia, no ano passado, as 53 bibliotecas municipais atenderam 961 mil usuários e emprestaram 737 mil livros, o que significa média mensal de 18 mil usuários e 14 mil empréstimos por unidade.

Desse modo, pode-se afirmar que, na média, os ônibus-biblioteca têm público 55% superior ao das bibliotecas municipais e emprestam 164% mais livros. Segundo o secretário de Cultura, o projeto tem funcionado muito bem e recebido pedidos para o aumento do número de equipamentos.




“É um serviço de atendimento à população no plano cultural e é um dos projetos mais importantes desta gestão”, salientou.

AMPLIAÇÃO

O projeto, que está inserido na Agenda 2012, encontra-se em fase de expansão e de requalificação.

A licitação para locação dos serviços de novos ônibus, incluindo motoristas, manutenção e combustível, foi realizada com sucesso para que o projeto tenha, a partir de outubro próximo, 8 ônibus em funcionamento. Até 2012, serão 12 ônibus na Capital, frota capaz de realizar 72 roteiros na Cidade de São Paulo.
Além disso, foi realizada licitação para a contratação de empresa para o fornecimento de atendentes especializados (quatro para cada ônibus). Em 2010, a iniciativa recebeu nova comunicação visual (adesivos e pintura), além de novo mobiliário e layout interno.

O projeto Ônibus-Biblioteca foi o vencedor do Prêmio Viva Leitura 2008, realizado pelo Ministério da Cultura, Ministério da Educação e Fundação Santillana, na Categoria Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias.

0 comentários: